Make your own free website on Tripod.com
 
Olá!!Você está acessando A PÁGINA DA EMOÇÃO!
Oriza Martins Home Page
  [Seresta Brasileira] - [Literatura]  - [Quadrinhos] -  [Poesias] - [Reflexões]
[Romance  místico-esotérico (suspense)]  - [Romance histórico: Segunda Guerra Mundial]
 [Episódios, Curiosidades e Filmes  da Segunda Guerra Mundial]  - [Celebridades]
Que tal curtir um 
som de seresta  brasileira,
enquanto navega? 
Ouça outras!
.
Minhas lembranças de Planalto..


Oriza Martins Pinto

.

    Planalto, um pequenino ponto no mapa do Estado de São Paulo, na região de São José do Rio Preto, tem um grande significado para mim, pois é minha terra natal.  Lá nasci, na Fazenda São Jerônimo, num dos pequenos cômodos da "venda" de meus pais - Pedro Júlio Pinto e Pilar Martins Pinto -, à beira da estrada, num dia de reveillon - 31 de dezembro, poucos dias após a emancipação do município - (em meados do século XX, quando ainda não se conhecia, por aquelas paragens, essa expressão que designa a véspera de ano novo...) 
    Passei vários anos da infância em Planalto e considero essa a fase mais feliz de minha vida, tanto que, na série "Janelinhas para o mundo", presto uma singela homenagem à cidade. São contos e crônicas que relatam as peripécias vividas pela personagem-menina, a pequena Isa, na fictícia cidadezinha de Planalto Verde. Não denominei a cidade apenas como "Planalto" e resolvi acrescentar o "verde" - pois significa a cor da esperança, a cor da infância, onde brotam nossos sonhos e esperanças... Coloquei esse nome no cenário porque as histórias nem sempre aconteceram em Planalto e nem sempre se referem a acontecimentos factuais, embora a maioria delas se inspire em casos reais, os quais presenciei ou tive conhecimento através de outras pessoas: alguns em Planalto, outros em Mirassol, Barbosa, Penápolis, enfim... locais por onde passei a infância e a adolescência.
    Elaborei este site cujo espaço pretendo utilizar para falar mais de Planalto... meu doce e pequeno recanto em cujo campo santo repousa minha querida avó Chiquinha...
    As lembranças que tenho dessa época dariam livros e mais livros... mas, por enquanto, eu me contento em escrever estas crônicas e contos que me remetem à magia da época... e, embora singela, é a sincera homenagem de uma filha dessa amada terrinha!
.
  Obras de Oriza Martins Pinto
Episódios e Curiosidades da
Segunda Guerra Mundial
O Sumiço dos Gatos 
do Parque Trianon:
 infanto-juvenil - mistério, 
suspense, romance,  ficção científica
Janelinhas para
o mundo
(contos/crônicas)
Seresta  Brasileira
Reflexões de
Amor e Paz
Gotinhas de 
Otimismo
A Sétima Profecia
romance

Mistério, suspense
Romance 
da  Segunda Guerra
Muito Além 
do Pôr-do-sol


Veja abaixo os capítulos online

QUADRINHOS
Aventuras da 
Turma do Ticão

Poesias

Email

.

...

Gratos pela visita! Volte sempre!
Crer é poder! Acredite no seu sonho!


Nedstat Basic - Free web site statistics